Galo Parraga é aluno do Guayaquil (Equador) que cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Porto Rico). Galo tem um cargo de responsabilidade em uma importante empresa bananera do Equador e, por isso, conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos no Mestrado de forma imediata, e ter assim um efeito positivo no meio ambiente em sua área.
O Projeto Final do Mestado de Galo obteve um prêmio ao mérito ambiental e pôde realizar um dos objetivos imediatos deste estudante equatoriano.
Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?
Descobri as atividades da FUNIBER lá por volta de 2014, por meio de anúncios que vi na Internet. Encontrei muita informação sobre a Fundação, e tudo era muito positivo. Por felicidade, demorei ainda para poder ter tempo para cursar o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais.
O que fez você optar pela FUNIBER?
Depois de revisar o programa de estudos e compará-lo com os de outros mestrados, pareceu-me bastante atrativo e completo e tinha a sensação que cumpriria minhas expectativas. Como assim foi.
Como foi sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiado em seus estudos?
Como toda pessoa que começa algo completamente novo e diferente ao conhecido, estava um pouco desorientado, mas logo consegui me adaptar, graças às facilidades do campus virtual e à ajuda do pessoal administrativo da FUNIBER e dos professores do Mestrado.
Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens tem este sistema? Foi difícil poder concluir seus estudos?
Ao princípio sentia impotência; não estava acostumado em estudar a distância e a ter que me impor a disciplina para realizar a formação. Quando me adaptei, tudo foi muito mais cômodo.
Para mim, a grande vantagem é o poder estudar seguindo o ritmo que a gente mesmo coloca, com total independência e podendo reunir os estudos com outras atividades. Paradoxalmente, isso é também o principal defeito das formações a distância, já que é fácil que em alguns momentos o estudante se deixe leva e consiga relaxar, e isso pode acontecer ao não haver os mesmos mecanismos externos de controle que nos estudos convencionais.
Apesar de tudo, em meu caso não foi difícil concluir os estudos. Depois do começo meio turbulento, tudo foi bem.
Cumpriram a formação que cursou e seu professorado com as expectativas que tinha?
Sim, e com acréscimo. Os conteúdos da Mestrado eram de um nível muito alto e o corpo docente me ajudou em todo momento.
O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?
O professorado. Todos eles são profissionais com experiência contrastada, de muito bom nível e estão sempre dispostos a ajudar.
Você pôde aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?
Sim, praticamente desde que cursei os primeiros módulos do Mestrado. Sou gerente de produção em uma companhia bananera no Equador e a empresa causa um impacto ambiental evidente, assim pude trabalhar em suavizar esses efeitos desde o começo dos estudos.
Espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?
Sim, isso espero. O primeiro que me vem à mente é o poder patentear meu projeto de dissertação, acredito que será inovador em minha área de trabalho, e seu possível êxito o que devo ao Mestrado que cursei com a ajuda da FUNIBER.
Recomendaria estudar os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?
Sim, faço-o desde que eu mesmo comecei a estudar. O recomendei já a muitos amigos, colegas de trabalho e familiares.