José Percy Paredes Coímbra é o embaixador da Bolívia na Nicarágua desde 2016, que recentemente finalizou, sendo patrocinado pela FUNIBER, o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação. Dadas as especiais condições de seu posto, este aluno boliviano teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos desde o primeiro momento, e considera que o Mestrado é um programa de qualidade e de grande utilidade também nas mais altas esferas das relações internacionais.
Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?
Eu estava procurando um programa de especialização por algum tempo que me permitisse melhorar profissionalmente de alguma forma. Então achei a página da FUNIBER e comecei a fazer as consultas necessárias e consegui acessar o Programa de Bolsas de Estudo da FUNIBER, o que facilitou a decisão de estudar este programa.
O que lhe fez decidir pela FUNIBER?
Achei importante a flexibilidade dos horários oferecidos pela FUNIBER para atender seus programas, pois facilita o processo de aprendizagem e a capacidade de combinar os estudos com outras obrigações.
Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e respaldado em seus estudos?
A experiência com a Fundação foi muito bem-sucedida desde o início, já que me apoiaram em tudo o que eu pedi. Esse apoio foi muito importante, pois, a todo momento, os professores do programa e a equipe administrativa do escritório da FUNIBER na Bolívia ofereceram acompanhamento, o que ajuda a continuar estudando.
Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e inconvenientes tem este sistema? Foi duro poder finalizar seus estudos?
Os primeiros passos são sempre difíceis, porque é necessária alguma disciplina, mas quando um se adapta à base de trabalho, sempre há tempo para continuar estudando.
A principal desvantagem é a perseverança e disciplina que são necessárias em todos os momentos. No meu caso, uma vez que me adaptei à metodologia, não foi difícil terminar meus estudos e foi muito proveitoso.
A formação cursada e seu professorado cumpriram com suas expectativas?
Sim, desde o início a FUNIBER colocou à disposição dos alunos um grupo de professores formado por profissionais do mais alto nível, então sim, considero que tanto o corpo docente quanto o material entregue cumpriram as expectativas.
O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?
Eu acho que a coisa mais valiosa é a flexibilidade e poder estudar no meu próprio ritmo, já que enquanto eu estava estudando o mestrado eu poderia continuar com meu trabalho e minhas atividades normais todos os dias. Destaco também os conteúdos em si, pela sua qualidade e profundidade.
Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?
Sim, eu pude começar a aplicá-las enquanto estava estudando, o que ajuda a assimilar o aprendizado, mas a verdade é que esse conhecimento está me ajudando no dia a dia.
Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?
Sim. Estou ciente de que recebi um treinamento de alto nível sobre um tema que está crescendo no meu país, por isso estou convencido de que o Mestrado abrirá novos horizontes para mim.
Você recomendaria para algum amigo ou familiar estudar os programas patrocinados pela FUNIBER?
Sim, é claro, eu recomendaria a qualquer um que planeje se matricular e estudar remotamente com a FUNIBER, dizendo logo para fazer, registrar, não perder tempo pensando nisso e não desperdiçar a oportunidade de obter o conhecimento de alto nível que receberão com os programas que a Fundação patrocina.
Além disso, devo acrescentar que esta é minha primeira experiência estudando a distância. Eu não tinha nenhuma referência da FUNIBER, mas me aventurei e tenho que ter certeza de que eles não me desapontaram. A FUNIBER é uma fundação séria, com a qual podemos contar o tempo todo.
Como você avalia poder receber os conteúdos da formação em formato físico, além de podê-los consultar on-line? Foram úteis os materiais impressos?
Muito úteis. Os conteúdos do Mestrado são profundos e de qualidade, e ter os materiais impressos ajuda a melhorar a aprendizagem, já que facilita o estudo e tomar notas.
Foi uma vantagem a FUNIBER ter uma sede física em seu país?
Sim, claro, uma vez que pude recorrer ao escritório físico para resolver situações e agilizar trâmites. É importante ter sede em cada país.