#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Kosttia Olia Concha Cartes, estudante chilena com bolsa de estudos pela FUNIBER

#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Kosttia Olia Concha Cartes, estudante chilena com bolsa de estudos pela FUNIBER

A estudante chilena Kosttia Olia Concha Cartes estudou, com uma bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, formando-se pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLÁNTICO) .

Esta professora, que conheceu o programa universitário através de alguns colegas de trabalho, detalhou quais mudanças ocorreram perante da crise de saúde que já afeta todos a nível mundial. De sua visão como professora, Kosttia indica que os professores têm papéis diferentes nessa crise e devem “fornecer soluções de emergência, também flexibilizando a avaliação, os horários das aulas e a entrega de conteúdo”.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Dou aulas na Universidade de Santiago do Chile e soube sobre a experiência bem-sucedida de outros colegas que fizeram cursos de pós-graduação fornecidos pela FUNIBER.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiada e suportada em seus estudos?

Foi uma experiência muito agradável. Sempre houve gentileza e boa disposição, tanto do pessoal administrativo quanto do acadêmico. Eu sempre tive uma resposta para minhas preocupações e um bom feedback de todas as minhas atividades. Sempre me senti apoiada pelos professores que lecionavam as disciplinas, presentes no técnico e também no humano.

Um ambiente de aprendizado positivo foi gerado no ambiente da plataforma e a interação permitiu gerar qualidade e aprendizado sustentável ao longo do tempo.

Como foi a experiência do ensino a distância?

Muitos de nós, acadêmicos, tomamos a opção de estudar a distância por limitações de tempo e porque desenvolvemos autonomia suficiente para estudar em um ambiente menos tradicional, pelo menos no Chile, onde a oferta de programas de ensino à distância é, em geral, limitada e onde seu desenvolvimento ainda é incipiente em algumas instituições de estudo.

Minha experiência foi muito positiva, sendo que os objetivos de aprendizagem podem ser alcançados da mesma maneira através do estudo a distância, pois a interação que ocorre com outros colegas de classe e com os professores permite desenvolver competências de organização do tempo e otimização de recursos com bons resultados. Os professores enviam feedback detalhado por escrito sobre as avaliações, permitindo-nos aprofundar nos tópicos investigados para realizá-los na sala de aula ou on-line.

Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com a formação oferecida pela FUNIBER?

Aplico o conhecimento recebido diariamente, principalmente nesta conjuntura do coronavirus. Posso trabalhar confortavelmente em ambientes virtuais e aplicar uma série de ferramentas para poder realizar atividades eficazes de ensino e planejamento, considerando o cenário atual, com flexibilidade no uso de recursos e modos de avaliação.

Quais dinâmicas de emprego e estudo foram modificadas diante dessa situação de emergência?

Em situações de emergência, os professores devemos fornecer soluções de emergência, também flexibilizando a avaliação, os horários das aulas e a maneira de entregar o conteúdo. Isso leva ao uso da criatividade ao máximo, já que hoje o professor também desempenha um papel social e de contenção emocional nessa pandemia.

Embora essa pandemia tenha afetado significativamente a maioria das atividades do mundo, a situação também é uma oportunidade de explorar plenamente nossos talentos e continuar aprendendo.

Depois de estudar uma modalidade on-line, que conselho você daria para os alunos que precisam continuar aprendendo em casa?

Antes de tudo, eu recomendaria ter uma boa disposição e tolerância em um processo no qual todos estamos aprendendo e nos adaptando. É importante para manter uma rotina e disciplina de atividades em determinados horários para que não afetem a qualidade geral de vida dos alunos e professores.

É importante, do outro lado, entender que a interação é um componente-chave para o sucesso dessas classes e plataformas existentes, que oferecem canais efetivos para tornar isto possível.

Também deve ser entendido que, após a pandemia, surgirá um cenário de trabalho complicado e que os estudantes devem estar preparados para enfrentar um mundo mais competitivo; portanto, não é conveniente baixar a guarda em termos de estudos e desenvolvimento de habilidades.

Que novas tarefas você está sendo capaz de realizar neste momento de confinamento?

Ao contrário do que muitos podem acreditar, trabalhar nesta nova modalidade requer muito tempo para planejar e preparar várias atividades. O planejamento do material de estudo também consome muito tempo, porque os alunos devem aprender uma língua estrangeira ou outras disciplinas de forma eficaz e aplicar seus conhecimentos em seus processos. No entanto, eu posso passar duas horas de um dia para aprender catalão por mim mesma.

Se você deseja expandir seus estudos como Kosttia Olia Concha Cartes e solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, mestrado ou programa de especialização, solicite mais informações em: