O aluno colombiano Nicolás Espinosa Santana cursou, bolsista pela FUNIBER, o Mestrado em Comunicação com especialização em Audiovisual e Multimídia, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Nicolás, que descobriu a atividade da FUNIBER por meio de um colega de trabalho, recomendaria os estudos patrocinados pela Fundação pela qualidade, atualização, pertinência dos programas, organização e apoio financeiro por meio de bolsas de estudo.
Apesar de seus problemas iniciais com o ensino virtual, o material impresso, a facilidade de uso da plataforma e o apoio do corpo docente e administrativo facilitaram sua integração a essa modalidade.
Leia a entrevista completa a seguir:
Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da Fundação?
Trabalho no Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), na Colômbia, como instrutor na área de Humanidades.
Eu estava ansioso para começar meu mestrado, e um colega que havia começado o mestrado na FUNIBER, em programas de informática, contou-me sobre a sua experiência e a excelente qualidade, não só na profundidade e atualização dos conteúdos, mas também na gestão dos projetos de pesquisa, que, em muitas perspectivas, fortalece o trabalho profissional, nos diferentes ramos do conhecimento.
Ele também me contou sobre o apoio que a FUNIBER oferece com o programa de bolsas, o que certamente favorece muito a possibilidade de realização de estudos. Assim como recebi, também transmiti a informação a vários colegas. Sei de dois colegas que decidiram continuar seus estudos com a FUNIBER.
Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiado e respaldado em seus estudos?
É claro que, quando soube da experiência do meu colega, apresentei a solicitação à FUNIBER, argumentando meu grande desejo começar a cursar o mestrado, mas também falei sobre minhas limitações econômicas. A Fundação analisou e conseguimos negociar.
Assim que soube do apoio da Fundação com a bolsa, me senti motivado a fazer a matrícula e, assim, realizar meu sonho, com grande satisfação em relação aos estudos desenvolvidos, pois o nível de relevância e profundidade de conhecimento superou as minhas expectativas.
Como foi a experiência de estudar a distância?
Minha pouca vivência com a cultura da virtualidade me fez sentir deslocado no início da formação, e observei que a estrutura curricular do programa era muito densa. Mas a ponte ou transição feita pela própria Universidade, o material impresso, bem como o apoio dos professores, do corpo administrativo e, claro, da plataforma amigável e didática, me permitiram entrar rapidamente no ambiente de formação e sintonizar com o processo acadêmico.
Sentindo que não tive problemas para avançar na formação e que, pelo contrário, a minha motivação foi dinamizada, a leitura articulada e os exercícios didáticos potencializaram as minhas capacidades para desenvolver, passo a passo, cada uma das disciplinas, e, hoje, alcançar a satisfação de ser Mestre em uma grande universidade internacional.
Você conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?
Desde o momento em que iniciei os meus estudos, fui transferindo ao meu fazer pedagógico os conhecimentos, as estratégias didáticas, as exigências de análise e desenvolvimento do pensamento e os exercícios práticos.
Depois, ao final o programa, a visão holística estruturada permitiu apresentar propostas de renovação importantes e, claro, mudanças significativas na Instituição da qual faço parte.
Então devo enfatizar, nestes momentos, como um elemento central, que a contribuição mais importante foi em mim mesmo, na minha qualidade de vida, nas minhas relações interpessoais, na iniciativa de inovar desde os meios audiovisuais e multimídia, para que o trabalho seja mais relevante e transformador.
Simplesmente, agradeço à FUNIBER e a todas as pessoas que participaram desse grande trabalho, em meu projeto pessoal.
Se você deseja ampliar seus estudos como Nicolás Espinosa Santana e se candidatar a uma bolsa para cursar um programa de graduação, mestrado ou especialização, informe-se em: