Natalia Verónica Ayala, nativa de Mendoza (Argentina), estudou com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado em Psicologia Criminal com Especialização em Psicologia Forense, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Formada em Psicologia, a estudante trabalha como psicóloga perita do Corpo Médico Forense III Distrito Judicial, pertencente ao Ministério Público da Província de Mendoza.
O acesso ao campus e o intercâmbio cultural com professores e estudantes de outros países são algumas das vantagens de estudar na modalidade a distância.
Natalia Verónica destaca que recomenda os programas patrocinados pela FUNIBER por causa de seu “programa amplo e especializado, exigência em termos de resultados finais e formação completa em termos acadêmicos”.
Leia a entrevista completa a seguir:
O que a levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?
Minha decisão pelo programa de Mestrado foi porque, com base na análise do programa, eu o achei completo e útil. Ela tem uma grande variedade de ferramentas teóricas e práticas que me permitiram aplicá-las no campo em que trabalho como licenciada em Psicologia.
O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?
Destaco a organização, a acessibilidade ao campus, o intercâmbio com professores e colegas de todo o mundo, o que permite enriquecer em um nível teórico e prático o mesmo objeto de estudo.
O programa de estudos nos permite uma formação abrangente, fornecendo-nos todos os conhecimentos específicos para aplicá-lo ao campo judicial.
Gostaria também de destacar o profissionalismo da equipe de professores encarregados e a resposta rápida para dissipar as dúvidas que surgem ao longo do curso.
Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?
Em termos de benefícios, a organização em todo o campus permite acesso rápido a informações, biblioteca, tutoriais, fóruns, etc.
Quanto aos inconvenientes, durante o curso não tive nenhum. Pude acessá-lo rápida e eficientemente nos momentos em que minha organização diária me permitia fazê-lo.
Foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado em seu trabalho profissional?
Em linhas gerais, em meu trabalho como psicológica perita, os conhecimentos adquiridos no mestrado me permitiram reforçar técnicas e metodologias com as quais se deve abordar tanto as vítimas quanto os ofensores na esfera judicial. Pude melhorar minha organização e minhas habilidades de gestão de casos, melhorando minhas intervenções e meus pareceres periciais.
Que área da psicologia criminal lhe interessa mais?
O campo que mais me interessa é o da Psicologia Forense, pois me permite fazer análises do comportamento tanto das vítimas como dos ofensores, investigações sobre a credibilidade do testemunho e aconselhar juízes e procuradores, para que eu possa propor medidas legais sob a perspectiva da psicologia.
Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Natalia Verónica Ayala, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: