Nos últimos doze meses muitos estudantes de diferentes áreas de formação e países começaram seus estudos nas universidades da rede FUNIBER com o objetivo de ampliar seus conhecimentos e alcançar o aperfeiçoamento profissional. Tudo isso, em um ano marcado pelas dificuldades da pandemia de Covid-19.
Habituados à modalidade on-line, típica dos programas universitários patrocinados pela Fundação, os estudantes nos contaram durante este ano como a pandemia os afetou em sua vida pessoal e profissional.
A estudante chilena Kosttia Olia Concha Cartes cursou o Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Durante o confinamento, ela aproveitou seu tempo em casa para aprender uma língua de maneira independente.
Kosttia Olia salientou também que, apesar das complicações da pandemia para muitas atividades, “a situação é também uma oportunidade de explorar ao máximo nossos talentos e de continuar aprendendo”.
A respeito de sua profissão, a estudante destacou o papel dos professores por seu “papel social e de contenção emocional na pandemia”.
No caso do estudante mexicano da área de projetos, Gerardo Herrera Baez, sua primeira aproximação da crise sanitária ocorreu quando um caso de coronavírus em sua cidade nos primeiros meses do ano forçou o fechamento da indústria hoteleira e precauções sanitárias extremas.
Sua profissão como tutor à distância permaneceu inalterada diante das restrições de confinamento e de mobilidade. “Adoro ensinar. Agora eu raramente ensino pessoalmente”, acrescenta ele.
Enquanto alguns aproveitaram a oportunidade para aprender idiomas, a estudante guatemalteca Patricia Luz Mazariegos Romero também não perdeu tempo. A aluna, que cursou o Doutorado em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI MX), voltou à cozinha, à leitura e ao exercício físico.
Os esforços dos estudantes também foram recompensados durante esse período. A aluna colombiana Mónica María Velásquez Estrada foi uma das vencedoras da 2ª edição do Concurso Internacional de Fotografia PHotoFUNIBER’20 na categoria Natureza.
Para outras pessoas, 2020 culmina com o início de um novo desafio acadêmico. A Bolsa ao Mérito FUNIBER Colômbia concedida a Magda Yalissa Martínez Ordoñez e Angie Julieth Beltran Carvajal permitirá que elas ampliem sua formação. Ambas concordam que a bolsa de estudos é uma oportunidade de evolução e desenvolvimento profissional.
2021 chega como uma página em branco, como um ano de esperança. E com o incentivo da chegada de novos alunos dispostos a crescer, tanto pessoal como profissionalmente.