Entrevista com Aldemar Enrique Martínez Pontón, estudante colombiano com bolsa de estudos FUNIBER

Entrevista com Aldemar Enrique Martínez Pontón, estudante colombiano com bolsa de estudos FUNIBER

O aluno colombiano Aldemar Enrique Martínez Pontón cursou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, titulado pela Universidad Internacional Iberomericana do México (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O estudante, que ficou sabendo sobre as atividades da FUNIBER através de um familiar, destaca que suas recomendações motivaram sua filha a também estudar um programa patrocinado pela Fundação.

Nesta entrevista, Aldemar Enrique relata algumas das dificuldades que surgiram durante seu processo de aprendizagem, tais como a impossibilidade de conexão à Internet.

Com relação aos problemas de saúde mental que se tornaram visíveis durante a pandemia, o estudante destaca a importância dos psicólogos e a necessidade de alocar recursos e treinamento para esta profissão.

Leia a entrevista completa a seguir:

 

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Tomei conhecimento da FUNIBER através de minha esposa que na época estava cursando o Mestrado em Gestão Estratégica em Organizações de Saúde. Ela me encorajou e me colocou em contato com a sede em Bogotá.

 

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e motivado em seus estudos?

Sem dúvida, minha experiência com a Fundação foi positiva. Desde o início me senti apoiado, uma vez que eles me forneceram informações verdadeiras e objetivas, evidenciadas por conselhos personalizados e acompanhamento acadêmico.

 

Como foi a experiência de estudar a distância?

Foi uma experiência dura e contínua. Quando comecei meu mestrado, estava trabalhando em uma área selvagem do Catatumbo colombiano, onde não há cobertura de internet, nenhuma continuidade no serviço de eletricidade e chuvas frequentes com descargas elétricas.

Apesar de todas essas adversidades, eu pegava o material impresso e estudava-o cuidadosamente e depois de organizá-lo, subia na plataforma quando ia até a cidade.

Tudo isso me ensinou que, mesmo na dificuldade, desenvolvemos nossos talentos. Estudar sob a metodologia e-Learning permitiu que eu me apropriasse das responsabilidades extraclasse, marcando um processo de aprendizagem com a ajuda de tutores. Sempre mantendo um foco mental sustentado em ambientes desafiadores.

Caso contrário, eu não teria conseguido terminar meu mestrado, pois outros tipos de desigualdades sociais são legítimas em minha realidade.

 

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Estou ficando cada vez mais convencido de que fortaleci imensamente meus conhecimentos. Foi como ter me formado outra vez, já que o conteúdo das disciplinas é de altíssima qualidade.

Atualmente trabalho em um Centro de Reabilitação onde desempenho funções de diagnóstico e intervenção em comportamentos de risco e vícios, aconselhamento psicológico particular, atividades de orientação preventiva liderando comunidades terapêuticas de apoio.

 

Qual a importância do programa de estudos no atual contexto econômico e da saúde?

Em um país como a Colômbia, onde abundam os sonhos murchos e o orgulho ferido, o programa de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde é como uma lâmpada no escuro.

Uma questão importante que compõe este amálgama de males é a contingência global da Covid-19, que agravou outra pandemia: o transtorno ansioso depressivo e suas respectivas consequências.

É necessário desenvolver programas de saúde pública onde a população tenha formação em primeiros socorros mentais, fatores protetores do suicídio e como agir diante de um suicídio.

Embora pareça irônico, a própria sugestão de ir ao psicólogo é tomada agressivamente como uma acusação de “estar doente da cabeça”.

A realidade é que o contexto econômico e sanitário subestima esta profissão. E isto não mudará se não forem alocados recursos e políticas públicas para dignificar este comércio.

Se você deseja dar continuidade à sua formação, assim como Aldemar Enrique Martínez Pontón, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: