Entrevista com Rosa María Rivera Marulanda, estudante colombiana com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Rosa María Rivera Marulanda, estudante colombiana com bolsa da FUNIBER

A estudante colombiana Rosa María Rivera Marulanda cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Puerto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

A aluna, que conheceu a atividade da FUNIBER por meio de colegas de trabalho, ressalta que recomenda os programas patrocinados pela Fundação, devido à “ampla oferta de programas, facilidade de acesso à plataforma de estudo e facilidades de pagamento”.

Além do conteúdo amplo das disciplinas do programa, a aluna destaca ainda que a possibilidade de o acessar de qualquer lugar e a qualquer hora facilita o estudo.

Você pode ler a entrevista completa abaixo.

 

O que o fez decidir estudar a FUNIBER para o ensino superior?

O que me fez decidir pela FUNIBER foi em primeiro lugar que encontrei o programa que queria fazer, depois identifiquei as facilidades para poder pagar o estudo e ter acesso à plataforma de estudos.

 

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

O que mais se destaca é o amplo conteúdo que se pode encontrar para cada disciplina estudada. Pois bem, além de enviar aos alunos o material impresso com o conteúdo do curso, podemos acessá-lo desde a plataforma, onde há informações complementares suficientes disponíveis e de fácil acesso, como: artigos diversos, publicações, vídeos, entre outros.

 

Em relação à metodologia de formação distância, quais as vantagens e desvantagens que você acha que esse sistema tem?

A principal vantagem da formação a distância é que ele pode ser acessado a qualquer momento, o que facilita a continuidade das atividades normais e se organiza de forma que o tempo para os estudos seja reservado, sem afetar essas atividades. A principal desvantagem pode ser a interação em tempo real com outras pessoas, já que como seres sociais isso sempre será um fator que pesa, pois, em certas ocasiões, as discussões e divergências podem enriquecer ainda mais o conhecimento.

 

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir para você novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Sim, porque buscar o ensino superior permite expandir seu campo de atuação. E no meu caso particular que fiz a graduação em Engenharia de Sistemas e fiz o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, permite-me complementar os meus estudos para dar um sentido mais amplo à minha intenção de contribuir um grão de areia para a sociedade construir pontes entre tecnologia, pessoas e conhecimento, que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Que balanço você faz deste último ano marcado pelo ensino on-line que a pandemia COVID-19 trouxe consigo?

Embora seja verdade que em alguns países se identificou uma lacuna muito grande em relação a outros em termos de conectividade, considero que o saldo tem sido positivo, especialmente na Colômbia, pois houve um avanço tecnológico como não se tinha visto antes. Gerou criatividade, inovação, empatia e foi a oportunidade de conectar cada vez mais colombianos, buscando que a educação pudesse continuar sem colocar em risco a saúde de alunos e professores.

 

Se você deseja expandir seus estudos como Rosa María Rivera Marulanda e se candidatar a uma bolsa para cursar um curso de graduação, mestrado ou especialização, você pode descobrir em: